Hoje é o Dia Mundial da Solidariedade. Mas o que é ser solidário? Significa apenas ajudar ao próximo?
Pesquisando no dicionário, descobrimos que solidariedade é bem mais do que isso. Não é apenas um ato de um indivíduo; trata-se de uma obrigação de uma sociedade: um compromisso pelo qual as pessoas se obrigam umas pelas outras, respondendo todas por uma e cada uma por todas. Ou seja, uma ação mútua.
Solidariedade: cooperação ou assistência moral que se manifesta ou testemunha a alguém, em quaisquer circunstâncias (boas ou más). É solidário quem age com o intuito de confortar, consolar, oferecer ajuda. Não se ensina a solidariedade com palavras, pois esta nasce no íntimo de cada pessoa.
Para que a solidariedade se mostre autêntica, tem que partir da vontade real da pessoa de ser útil a seu semelhante e à sociedade. Desde a Pré-História, o ser humano entendeu a necessidade da solidariedade, sem a qual não poderia viver. Os homens das cavernas caçavam juntos e dividiam as tarefas do cotidiano para garantir a sobrevivência em uma época em que tudo era um grande desafio.
Com o passar do tempo, a população mundial foi crescendo e necessitou de uma nova organização para que pudesse funcionar. Assim, surgiu a figura do Estado, que centralizava o poder de gerenciamento para o bem comum. Essa centralização, porém, aos poucos se tornou obsoleta para a população da terra.
O Estado já não era suficiente para suprir toda essa demanda. Dessa maneira, foram criadas organizações não-governamentais (ONGs) sem fins lucrativos, com a função de ajudar o Estado a cumprir suas metas. A solidariedade patrocinada por essas ONGs tem sido um importante auxílio às pessoas carentes.
Então, Dia 31 de Janeiro foi escolhido para dia Mundial da Solidariedade, pela Assembleia Geral das Nações Unidas, reconhecendo que a solidariedade é um dos valores fundamentais essenciais para as relações internacionais no século XXI.
Os tempos são difíceis, mas a solidariedade não pode ser posta de lado, até porque existem muitas formas de fazer actos solidários a custo zero.
Os tempos são difíceis, mas a solidariedade não pode ser posta de lado, até porque existem muitas formas de fazer actos solidários a custo zero.
Fonte:Quiosque
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe um comentário!! Ficarei muito feliz!!