Obrigada a todos!!!

Desde já, agradeço a visita, a ajuda e os comentários carinhosos que virão deixar aqui. São essas visitas e comentários que irão fazer o blog seguir tendo sucesso!!
Obrigada à todos!

quinta-feira, 5 de julho de 2012

As Razões do Sofrimento

As Razões do Sofrimento

         
          
          Sofrimento é qualquer experiência aversiva (não necessariamente indesejada) e sua emoção negativa correspondente. Ele é geralmente associado com dor e infelicidade, mas qualquer condição pode gerar sofrimento se ele for subjetivamente aversiva. 
          Termos relacionados são tristeza, pesar e dor. Alguns vêem a raiva como um tipo de sofrimento. Tédio, é um sofrimento causado pela falta de experimentar ou fazer coisas interessantes (física ou intelectualmente), quando se está sem ânimo de fazer qualquer coisa, vontade de não fazer nada.

          Quando pensamos no mal e na angústia que existem no mundo, é natural que perguntemos: "Como Deus pode ser bom se ele permite tanto sofrimento?" Com esta pergunta, queremos dizer que tudo é culpa de Deus. Que Ele é responsável, não nós. Ele precisa ser acusado enquanto nós, "tiramos o corpo fora". 
          Antes de tirarmos conclusões precipitadas vejamos as seguintes explicações que, ao longo do tempo, apareceram como razões do sefrimento:
  • É possível que sofremos por causa de algum erro que tenhamos cometido.
  • Nem todos os sofrimentos são devido a males que tenhamos feito pessoalmente; às vezes sofremos por que em nosso mundo a maldade é abundante, e muitas vezes "os justos pagam pelos pecadores".
  • A nossa existência, em geral, é marcada por muitas injustiças sociais. Somos prejudicados em nossa vida, cometemos erros enormes e a própria natureza humana é arrogante, egoísta e orgulhosa, e as consequências disso são desgraças, desilusões, sofrimentos e dor. Tanto sofrem pessoas inocentes quantos culpadas. Mas sempre dói mais ver os inicentes sofrer.
  • É possivel que Deus permita que soframos para provar a nossa humildade. Diante da nossa auto-suficiência, às vezes a dor é único meio de acabar com o nosso orgulho, fazer-nos ver como realmente somos. De outra forma não nos daríamos conta do mau caminho em que andamos.
  • Talvez sofremos para aprender a confiar mais a nossa vida aos cuidados de Deus. É muito fácil confiar excessivamente em nós mesmos. A dor faz com que nos voltemos para Deus.
  • A experiência nos motra que para amadurecemos na vida, às vezes é preciso sofrer. É como as estrelas. Elas só podem ser vistas à noite. assim, a dor nos mostra muitas verdades.
  • O sofrimento nos ensina a ter compaixão dos que sofrem tanto ou mais do que nós.
  • O sofrimento nos mostra como Deus sofre ao ver a nossa rebeldia diante da sua sábia vontade.
  • Mesmo o sofrimento mais intenso, e sem sabermos a sua razão, serve para nos lembrar que podemos descansar nos cuidados de deus, o nosso Criador.
  • Existem infortúnios na vida, como as doenças, as desgraças naturais e outras aflições que não podemos controlar e muito menos evitar.
  • Finalmente, é possível que não soframos por nenhuma das razões acima mencionadas, ou que soframos por causa de uma combinação de várias delas, ou ainda, por causa de todas elas.
         O que aprendemos do sofrimento? Aprendemos que não existe necessariamente uma resposta final para Ele.
          Todos sofremos e continuamos sofrendo. Existirá sempre ao mesmo uma razão para cada caso de sofrimento. Por isso, em vez de perguntarmos: "Por que sofremos?", seria melhor pensarmos: "Como devo reagir diante disto que está me acontecendo?"

          Fica dica para refletir:
          Quais dos pontos acima mencionados me dizem mais respeito?
          Alguém disse: "O que Deus khe ensinou no passado, serve para preparar o seu dia de hoje. E o que o dia de hoje lhe oferece, capacita-lo-á melhor para o dia de amanhã." Como posso aplicar este pensamento à minha vida?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe um comentário!! Ficarei muito feliz!!